top of page

MATERIAIS EDUCATIVOS E PUBLICAÇÕES PARA EDUCADORES Sítio Roberto Burle Marx

Brincar enquanto se aprende, aprender enquanto se brinca. Foi esse o espírito que orientou a criação dos materiais educativos do Sítio Burle Marx. Organizados numa mala de expedições, eles estão disponíveis para empréstimos para escolas e instituições educacionais e sociais. Como uma cartola de mágico, a mala possibilita múltiplas atividades, incluindo um jogo de tabuleiro que traz um percurso pela trajetória de Burle Marx, com peças que são também um quebra cabeça do Sítio, dois jogos de cartas com as coleções botânicas e de arte e cultura, kits de exploração e de expressão. 

 

Outro fruto do projeto foi o ateliê móvel, um carrinho que pode ser montado em diferentes espaços, contendo um mobiliário básico para realização de atividades e gavetas removíveis que, além de armazenar os materiais, permite a montagem de cantos e cenários para as oficinas. Pensado como uma ferramenta facilitadora e amplificadora do trabalho dos educadores em oficinas, o ateliê móvel tem como proposta ser um espaço mágico de diversão, aprendizado e conexão com a natureza.

 

As diversas possibilidades de uso dos materiais  estão organizadas em quatro publicações digitais para educadores, um Caderno do Educador, que traz os princípios orientadores, referenciais teóricos e atividades educativas, e três Percursos Educativos, voltados a fomentar um relacionamento de aliança no processo de ensino e aprendizagem e uma rede de diálogo entre o Sítio Roberto Burle Marx e a escola. Organizados por níveis de ensino - Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio - os Percursos oferecem diversas possibilidades de exploração, pensando nas suas conexões com o currículo e com o contexto histórico e geográfico no qual o Sítio está inserido. No centro das propostas estão Roberto Burle Marx, o personagem, sua criação e seu legado.

 

Todos estes materiais são resultados do Projeto de Requalificação do Sítio Roberto Burle Marx, realizado por Intermuseus e Sítio Roberto Burle Marx/Iphan com patrocínio do BNDES por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Uma elaboração colaborativa com os educadores do Sítio Roberto Burle Marx, conduzida por Bianca Soares Ramos e Maria Antonia Goulart, responsáveis pela criação e desenvolvimento de conteúdos educativos. O design dos objetos foi feito por Laura Gonçalves Garcia e Muryel Rejes Bomfim.

 

Baixe as publicações aqui:

CADERNO DO EDUCADOR_V2-1.png
PERCURSO 2 - ENSINO FUNDAMENTAL_V2-1.png
PERCURSO 1 - EDUCAÇÃO INFANTIL_V2-1.png
PERCURSO 3 - ENSINO MEDIO_V2-1.png
banner virtual bndes.gif
SRBM_BarraMarcas_Cor.png
bottom of page