O INTERMUSEUS
O Intermuseus é uma associação civil sem fins lucrativos (OSCIP) que busca idealizar, desenvolver, estimular e fortalecer ações no campo museológico, cultural e socioambiental que gerem impacto positivo e transformação social.
Acreditamos que as organizações culturais têm um papel estratégico no enfrentamento dos desafios da sociedade contemporânea, na construção de uma cultura democrática e de um desenvolvimento social ético e sustentável.
Pilares:
PENSAR
• Reflexão crítica
• Abertura para diferentes visões e cruzamento de perspectivas
• Disposição para o diálogo
INSPIRAR
• Gerar e disseminar projetos inovadores
• Propiciar experiências sensoriais únicas
CONECTAR
• Participação e criação coletiva
• Consolidar pontes entre as instituições e as expectativas da sociedade
• Fortalecer o engajamento entre os museus e a sociedade
AGIR
• Renovar práticas e metodologias, com o envolvimento do público, comunidade do entorno ou território
• Mobilização de causas, lideranças sociais e stakeholders
ATUAÇÃO
• Defesa de políticas públicas de integração em programas de desenvolvimento social
• Campanhas e ações em eventos públicos
• Pesquisas e diagnósticos
• Seminários, palestras, workshops, oficinas
• Viagens de campo
• Apoio à requalificação de centros culturais, patrimônios históricos e museus
• Facilitação de processos de transformação para organizações e iniciativas culturais
• Posicionamento estratégico e plano museológico
• Mapeamento e articulação com grupos interessados (stakeholders)
• Criação e disseminação de projetos e modelos de atuação com as comunidades
EQUIPE
Conselho:
João Cândido Portinari
José Eduardo L. Pereira
Pedro W. Leitão
Maria Izabel Casanovas
Conselheiro fiscal:
Miguel Gutierrez
Renato Musa
Diretora Executiva:
Andréa Bueno Buoro
Associados:
Andréa Bueno Buoro
Joana Tuttoilmondo
Pedro W. Leitão
Maria Izabel Casanovas
Miguel Gutierrez
Renato Baldin
Renato Musa
Assistente de coordenação de projetos:
Marina Frúgoli
Gestão financeira:
Raquel Celso
Andréa Buoro
Mestre em antropologia social pela Universidade de São Paulo, Andréa Buoro especializou-se na atuação de organizações da sociedade civil como bolsista da Fulbright no Center for Civil Society Studies da Johns Hopkins University, USA.
Atuou nas áreas de desenvolvimento social, educação e cultura. Foi corresponsável pela criação de instituições de investimento social privado e pela direção institucional e programática, notadamente do Instituto Arapyaú e da Fundação Telefônica. Nesta última, coordenou a organização e divulgação do acervo histórico da empresa.
Trabalhou em vários tipos de organizações da sociedade civil, como ONGs e centros de pesquisa, organizações de investimento social privado, em diversas áreas relacionadas ao desenvolvimento social, tais como direitos humanos, educação, novas tecnologias, meio ambiente, desenvolvimento local sustentável e economia criativa.
Joana Tuttoilmondo
Doutora em História da Arte pela FAU-USP, mestre em Antropologia Social pela FFLCH-USP e formada em Ciências Sociais pela FFLCH-USP. Especialista em estudos de museus, formada pelo Curso de Especialização em Museologia oferecido pelo Museu de Arqueologia e Antropologia da USP.
Desenvolve investigações e ministra cursos universitários e livres nos campos da arte, dos museus e de gestão cultural. Atua como pesquisadora, consultora e coordenadora de conteúdo para diversos projetos culturais, museológicos, editoriais e de exposições.
Renato Baldin
Arquiteto formado pela FAU/USP, com especialização em museologia pelo MAE/USP e extensão em Administracão do Terceiro Setor pela FGV. Há 12 anos trabalha no desenvolvimento de projetos culturais, expográficos e museográficos.
Atuou como profissional autônomo e consultor em planejamento e gestão cultural e museológica por 5 anos. Foi Assessor de Relações Institucionais do IDBrasil, a Organização Social de Cultura responsável pela gestão do Museu do Futebol (desde 2008) e do Museu da Língua Portuguesa (desde 2012); e professor no Curso de Capacitação para Profissionais de Museus pelo SISEM/Secretaria de Estado da Cultura, por 5 anos.
Atuou por 12 anos como coordenador e gestor de projetos sociais na promoção de direitos humanos LGBTs e direitos da criança e do adolescente.
Marina Frúgoli
Arquiteta formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, atua como profissional autônoma no desenvolvimento de projetos de curadoria, expografia e gestão de acervos. Participou do desenvolvimento de projetos de exposições temporárias e permanentes e seus respectivos catálogos para instituições como Instituto Moreira Salles, Itaú Cultural, Coleção BEI, Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social (Bunkyo) e Museu de Arte Indígena de Curitiba.
Raquel Celso
Raquel tem mais de 12 anos de experiência em planejamento estratégico, gestão comercial, administrativa, executiva, orçamentária e legal de projetos. Faz acompanhamento de implantação e gestão de projetos de sustentabilidade corporativa em ações integradas nos segmentos econômico, social e ambiental.