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A pesquisa de engajamento territorial

Bianca Ramos, coordenadora da pesquisa de engajamento territorial, consultora em educação e cultura

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Equipe que desenvolveu a pesquisa: Bianca Ramos, Verônica Nascimento e Daiane Brasil

  • O que motivou a realização de uma pesquisa junto à população do entorno do Sítio Burle Marx??

 

Uma questão fundamental que se impõe atualmente aos equipamentos públicos, e em especial a espaços de cultura, preservação e fruição, é o quão relevantes são capazes de ser. Com todos os desafios impostos pelas cidades, e o Rio de Janeiro conjuga muitos deles de maneira muito específica, ser parte corresponsável pelas dinâmicas, desafios e proposições traçadas nos territórios é de fundamental importância, não só pelo óbvio valor e impacto disso para o próprio equipamento, mas também para que sua missão seja efetiva para as pessoas que pretende receber e com as quais busca se relacionar.

 

Essa concepção, que também passa pela compreensão da sua função pública e democrática, é base fundamental da ação cotidiana do Sítio Roberto Burle Marx. E neste sentido,  foi fundamental olhar afetiva e sistematicamente para o território, ora pensando o entorno, ora pensando a cidade, para traçar os caminhos para o futuro, tendo como farol esse olhar compartilhado pela equipe, pela comunidade e pela rede institucional com os quais o Sítio já dialogava ou potencialmente poderia dialogar.

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  • Qual os aprendizados e potenciais trazidos por esse diálogo com as pessoas?

 

Foram muitos os achados desse processo, que seguem sistematizados na publicação que resulta da pesquisa, disponível aqui para download. Destacamos dentre eles o desvelamento da percepção da vizinhança sobre o que é o equipamento, e a partir disso as inúmeras estratégias que podem ser desenvolvidas para uma comunicação mais efetiva no nível local. Outro ponto muito interessante foi constatar como a percepção da população local se qualifica quando mediada ou viabilizada pela  escola, uma parceria fundamental e muito potente que estamos discutindo no Programa Educativo.

 

  • Que linhas de ações resultaram desse trabalho?

 

O Roberto Burle Marx e sua história e o Sítio, estão presentes no imaginário das pessoas com quem conversamos de forma muito afetiva. Todas as conversas em Barra de Guaratiba e nos pontos escolhidos para além dos limites do bairro, foram resultado de interesse e curiosidade genuínos. Em muitos casos as portas foram abertas por uma lembrança de infância ou uma reverência pessoal ao próprio paisagista e artista. Esse ambiente é muito potente para a construção de pontes e ações articuladas. Há ainda muito o que pode ser construído a partir das sementes que o Roberto, o Sítio e mais recentemente esse trabalho de campo semearam.

 

Um desdobramento já em processo é o desenvolvimento de recursos de apoio ao programa educativo do Sítio e o desenho de um piloto de articulação sistemática com uma das escolas do entorno direto do equipamento. Em breve teremos novidades!

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Leia as demais entrevistas com parceiros do Intermuseus no processo de Requalificação:

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